A crescente ameaça ao poder de Mark Zuckerberg, dono do Facebook

Ninguém mais no Vale do Silício tem tanto poder sobre um gigante da tecnologia quanto Mark Zuckerberg, 34, o co-fundador, presidente-executivo, presidente do conselho de administração e acionista majoritário do Facebook, a rede social com mais usuários no mundo (cerca de 2,4 bilhões).

Durante anos, poucos consideraram tal controle um problema. Até que as coisas começaram a ir mal para a companhia.

“Eu sei que não temos hoje exatamente a melhor reputação em termos de privacidade (dos usuários), para dizer o mínimo”, disse Zuckerberg em discurso nesta semana na conferência anual de desenvolvedores da empresa em San Jose, no Vale do Silício.

Ele sorriu, desconfortável, mas a plateia não estava retribuindo – porque essa reputação deixou usuários chateados, políticos fervilhando, reguladores planejando e investidores nervosos.

Há uma pressão crescente para Zuckerberg rever se deve manter, de fato, todas as posições em seu nome.

E, enquanto os EUA entram em seu próximo ciclo eleitoral, o desejo de demonstrar firmeza no Vale do Silício tem levado candidatos à Presidência do país a apelarem para que o poder de Zuckerberg seja fortemente diluído, quer ele queira ou não.

Multa recorde

A portas fechadas, o Facebook e a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) estão profundamente envolvidos em negociações. O órgão estaria planejando aplicar uma multa recorde à empresa, e o Facebook disse a investidores na semana passada ter reservado ao menos US$ 3 bilhões (R$ 11,8 bilhões) para pagá-la.

A questão é: o que mais o órgão regulador pode exigir?

“O Facebook violou de forma consistente e agressiva a privacidade do consumidor”, disse Ashkan Soltani, ex-chefe de tecnologia da FTC, à agência de notícias Reuters. Ele avalia que “o Facebook viu isso como um risco necessário e suportável para desenvolver os negócios tão rapidamente quanto fez”. Para ele, a empresa priorizou o crescimento “a qualquer custo”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: