Curta o São João com Saúde e paz nas estradas. Dicas Importantes

Com a chegada das festas juninas o povo nordestino fica animado pela chegada dos festejos. Mas existem dicas importantes a serem seguidas para um bom São João com saúde em família e amigos.

1. Cuidado com as fogueiras. O São João é uma festa regional que tem como um dos seus elementos mais característicos as fogueiras. Em cada casa, rua ou praça no interior, as fogueiras estão presentes. Mas é preciso cuidados. Manter as crianças longe delas e evitar aproximar-se com matérias inflamáveis como bebidas alcoólicas, gasolina ou querosene são importantes precauções a serem tomadas.

2. Soltar balões, nem pensar. Soltar balões é crime, pois podem provocar incêndios na hora da queda, queimadas em áreas florestais e até mesmo comprometer o sistema de aviação. O material normalmente é feito de papel ou de outros materiais e pegam fogo com facilidade.

3. Evite fogos de artifício. Os fogos de artifício são de grande perigo para quem manuseia de forma inapropriada ou inexperiente. Por isso, evitá-los previne incêndios e outros acidentes trágicos como queimaduras, cortes, surdez e perda de visão.

4. Atenção com as crianças. As festas de São João são de muita alegria e enriquecimento cultural para as crianças. Porém, o cuidado dos responsáveis deve ser redobrado especialmente com as fogueiras e os fogos de artifício que possam trazer queimaduras. Manter distância do fogo e atentar para que não se percam no meio da multidão é essencial para a segurança dos menores.

5. Não exagere na alimentação. As comidas típicas do São João são uma verdadeira tentação para milhares de pessoas. Canjica, pamonha, milho cozido, pé-de-moleque, amendoim, bolos… São muitos os quitutes. Mas é preciso ter cuidado com a dieta. Evite exageros para que a saúde não fique prejudicada.

6. Previna-se de doenças respiratórias. A fumaça proveniente das fogueiras e dos fogos de artifício associada ao período do inverno é uma combinação preocupante para quem sofre de doenças respiratórias, como asma, rinossinusites e bronquite. Por isso, alguns cuidados são essenciais, como agasalhar-se do frio, ficar o mais longe possível da fumaça dos fogos e fogueiras e beber bastante líquido para hidratar as vias respiratórias.

7. Se beber, não dirija. Vários municípios baianos têm tradicionais festas de São João gratuitas e pagas para os forrozeiros de plantão. Até para quem não curte a festa e escolhe o caminho da roça, as estradas são bastante utilizadas nesse período. Por isso, fique alerta para os riscos de fazer uso de bebidas alcoólicas e dirigir nas estradas. Vamos evitar os acidentes para ter um São João em paz e com saúde para todos! Bons festejos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: