Mulher dá à luz a gêmeas siamesas unidas pelo abdômen na Bahia

Meninas foram encaminhadas para Goiânia; caso é raro

Uma mulher de 35 anos deu à luz a gêmeas siamesas unidas pelo abdômen nesta quinta-feira (15), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia. Liliane Silva dos Santos, que estava com 36 semanas de gestação, viajava para Salvador para uma consulta médica quando a bolsa rompeu. Ela e as filhas, batizadas de Laura e Laís, passam bem.

O nascimento de gêmeos siameses é um evento raro em todo o mundo. No Brasil, se registra um caso para cada 150 mil nascidos vivos. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018 houve 43 nascimentos deste tipo. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não soube informar quantos casos ocorreram no estado.

As gêmeas nasceram no Hospital Maternidade Luiz Argolo, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, e estão com os batimentos cardíacos e respiração normais. Elas, que juntas pesam 3,798 kg, nasceram de parto cesáreo que durou cerca de uma hora, tempo considerado normal pela equipe médica. A mãe das bebês já sabia da condição delas desde o quarto mês de gravidez.

Laura e Laís compartilham o intestino delgado e grosso, a bacia e o sistema urinário, e possuem uma anomalia no reto (há apenas um ânus). Em 101 anos de existência, esse foi o primeiro parto de gêmeos siameses na unidade hospitalar, que ocorreu às 9h48 de quinta-feira. A mãe delas é de Piraí do Norte, no Baixo Sul da Bahia.

Na madrugada desta sexta-feira (16), as irmãs foram transferidas para Feira de Santana e, depois, embarcadas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), em Goiânia (GO), referência nacional nesse tipo de procedimento.

Cirurgia
Ao CORREIO, o médico cirurgião pediátrico Zacharias Calil, de reconhecimento internacional no assunto, garantiu que as gêmeas poderão passar pela cirurgia de separação, mas precisarão esperar no mínimo, um ano para que isso aconteça.

Fonte: Correio24horas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: