10 dicas para cuidar da saúde mental neste Janeiro Branco

Especialista em psicoterapia psicanalítica atenta para cuidados que devem ser tomados em tempos de pandemia e isolamento social

Nunca esteve tão evidente a necessidade de falar sobre e de cuidar da saúde mental e emocional do ser humano.

Em tempos de pandemia, já se pode observar o crescente número de patologias psíquicas. Houve um aumento expressivo de casos de crises de ansiedade aguda, de depressão, de abuso de álcool, de medicações controladas, de violências etc. Há uma preocupação maciça dos profissionais da saúde mental, tanto em relação ao cenário atual quanto à progressão desses adoecimentos.

Portanto, ainda mais durante o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental, é imprescindível informar a população para identificar sinais precoces, bem como fornecer estratégias para a manutenção da sanidade psíquica nos dias de hoje. 

Aqui estão 10 dicas:

  1. Tenha o hábito de fazer alguma atividade física regularmente, pois o exercício físico está relacionado à diminuição do estresse, da ansiedade, à melhora da qualidade do sono e da saúde em geral. Atualmente, há diversos recursos online para se manter em movimento.
  2. Cuide de sua alimentação para que seja saudável e equilibrada e permita-se deslizes aos finais de semana ou uma vez por semana. É importante saber diferenciar o que é fome de verdade e o que está a serviço da ansiedade. A obesidade é um dos fatores de risco de doenças, portanto, esteja atento ao que consome.   
  3. Tenha boa qualidade de sono. Dormir o suficiente é fundamental para um melhor amanhecer e para ter clareza de raciocínio. É durante o período do sono que o organismo restaura o desgaste físico e mental do dia.
  4. Proporcione-se momentos de lazer, mas sempre tomando as devidas precauções quanto ao uso de máscara e álcool gel dentro e fora de casa. Momentos de divertimento e descontração, sozinho ou com os seus, são fundamentais para um bem-estar e qualidade de vida satisfatórios.
  5. Faça uma pequena pausa ou pequenas pausas no dia para prestar atenção em sua respiração ou silenciar a mente por alguns minutos como forma de relaxamento. Estudos indicam que pessoas que colocam em prática essas atitudes têm melhor concentração, produtividade e autocontrole.  
  6. Viva o aqui e o agora! Nunca foi tão importante e necessário estar com a atenção plena no hoje, tanto para você se cuidar como para cuidar do outro. Afinal, ser refém do passado ou viver na expectativa do futuro pode trazer prejuízos de ordem emocional.  
  7. Tenha um hobby. Atividades que envolvem prazer, momentos de descontração e satisfação pessoal podem propiciar alívio nas tensões do dia a dia.
  8. Busque ter fé. Independentemente de crença ou religião, a fé nos conduz a sentimentos positivos na vida, tais como otimismo, esperança e gratidão.
  9. Doe seu tempo, mesmo que online, participando de algum voluntariado. Ser solidário, ser útil e ter empatia ao seu semelhante são atitudes que podem contribuir ao florescimento de bons sentimentos, tais como: respeito e compaixão. Cito o ditado: “Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas”.
  10. E socialize! É importante, ainda mais nos dias atuais, que possamos nos manter em contato com as pessoas mesmo que pela internet. Use e abuse dos recursos tecnológicos que temos hoje.

Que essa reflexão se perpetue de janeiro a janeiro.

Fonte: Por Samantha Sittart
Psicóloga, especialista em psicoterapia psicanalítica, membro do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde Mental (GPESM-CNPq) e mestranda em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS

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