Teixeira de Freitas |Secretaria de Agricultura promove reunião com produtores rurais

Planejamento de ações. Este foi o objetivo da reunião entre produtores rurais de Teixeira de Freitas e a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) no auditório da CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.

Entre os temas discutidos na reunião estavam: O Cadastro Rural Municipal; a interrupção do Programa PAA, que ainda não foi aprovado pelo Ministério da Agricultura; O planejamento das associações para solicitação de máquinas e serviços em 2021; Mutirão de cadastro do produtor.

Segundo a secretária da pasta, Elenita Medrados, este é o momento de levantar as demandas das 26 comunidades rurais de Teixeira de Freitas. “ Este é o nosso primeiro passo. A gente está em contato com representantes de todas as comunidades e todo e qualquer trabalho nosso terá um planejamento e um programa de ação”, explicou a secretária.

Elenita Medrados – Secretária de Agricultura

Também segundo a secretária, a criação do Cadastro Rural Municipal, é uma das primeiras ações da nova gestão. “Imediatamente a gente fará o cadastro de todos os produtores rurais do nosso município. Vamos trabalhar por meio de mutirão nas comunidades, é um cadastro socioeconômico onde a gente vai atualizar e criar um banco de dados dentro da secretaria de todos os nossos agricultores, ficando assim mais fácil desenvolver e acompanhar, até mesmo ter noção do quantitativo de cada produtividade que nós temos no nosso município”, completou a secretária.

Durante a reunião a secretária de agricultura deixou bem claro aos produtores rurais que os mutirões não irão levar somente máquinas pra zona rural, mas também uma equipe de técnicos para auxiliar as produtoras com as diversas demandas técnicas. 

Leandra Santana

Para a produtora rural, Leandra Santana, da comunidade “Batateira”, este momento de conhecer a equipe e planejar as ações foi muito importante. “A gente vive no campo e a dificuldade é grande. Na hora de plantar a gente precisa dos técnicos para orientar a gente. Muitas vezes a gente planta, mas não tem aquela noção toda de como preparar a terra.  A gente tem também uma necessidade grande de melhoria na estrada, tratores para preparar a terra, e várias outras necessidades”, disse a produtora.

Fonte: Ascom-PMTF

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: