RG Expresso pode ser solicitado em 15 postos SAC inclusive em Teixeira

O RG Expresso, serviço que viabiliza uma nova impressão da carteira de identidade, pode ser solicitado em 15 postos SAC no interior do Estado. Com o RG Expresso, o cidadão realiza o serviço pela internet e vai ao posto SAC apenas uma vez, somente para receber o documento já pronto, após agendamento através do SAC Digital.

Os postos SAC disponíveis no interior são: Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Feira II, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Conquista II. Os postos SAC Juazeiro e Senhor do Bonfim também realizam entregas do documento, mas estarão fechados de 22 a 26 de março, devido a decreto estadual.

O serviço RG Expresso, inclusive, modificou um dos critérios para facilitar a vida das pessoas. O prazo foi ampliado. Agora, o cidadão pode solicitar o serviço, caso o RG tenha sido emitido há seis anos, no máximo. Após esse prazo a única opção é solicitar a 2ª via do documento. “A emissão da segunda via exige que a pessoa faça dois deslocamentos. Além disso, ela gasta tempo para realizar, novamente, todas as etapas de confecção do novo RG, como biometria, fotografia e assinaturas”, explica a diretora do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Socorro de Maria.

Para usar o serviço, o cidadão deve possuir todas as biometrias cadastradas no sistema, como fotografia, impressão digital e assinatura. Além disso, a retirada do documento só poderá ser feita pelo próprio titular, que precisa autenticar a biometria no ato. Vale salientar que o RG Expresso apresenta a data de expedição da última via solicitada presencialmente, além da data do novo pedido. O prazo de recebimento é de até seis dias úteis após o pagamento da taxa de R$ 39,39, exceto nos postos SAC Barreiras e Teixeira de Freitas, cujo prazo é de oito dias.

Para ter acesso ao SAC Digital e solicitar o RG Expresso, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet, seguindo o passo a passo para fazer o cadastro. Para outras informações, a Saeb ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Fonte: ASCOM/Saeb

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: