Película para telhados substitui o ar condicionado sem consumir energia

Criação dos cientistas é capaz de manter a temperatura de uma casa amena em dias quentes

Nos dias de calor extremo, o ar-condicionado funciona como um verdadeiro bálsamo. Esse alívio, porém, além de ser praticamente um luxo para boa parte da população – tanto em seu custo de compra quanto no acréscimo sobre a conta de luz – como também oferece um alto custo ambiental: o ar-condicionado é um emissor de gases causadores do efeito estufa, ligados diretamente às mudanças climáticas. Diante desse caloroso dilema, dois pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, criaram uma alternativa que não polui nem utiliza energia elétrica: uma película refrigeradora.

A criação dos cientistas Ronggui Yang e Xiabo Yin, publicada na revista Science, é capaz de manter a temperatura de uma casa comum em torno dos 20ºC, em dia que os termômetros marcarem 37ºC. Feita de polimetilpentano, um plástico transparente encontrado no comércio normal, com adição de pedrinhas de vidro, a película possui um revestimento de prata em um dos lados. Aplicada sobre um telhado, ela é capaz de refletir a luz solar através do plástico, e liberar o calor interno para a atmosfera, impedindo assim o aquecimento do ambiente.

Segundo a pesquisa, 20 metros quadrados do filme são suficientes para refrigerar uma casa, com um poder de até 93 watts por metro quadrado – à noite esse poder é ainda mais intenso, servindo como alívio especial para a hora de dormir. Utilizando matérias já disponíveis e sem maiores complicações na fabricação, essa alternativa ao ar-condicionado possui, de acordo com estimativas, um baixo custo de fabricação: cerca de 50 centavos de dólar por metro quadrado, e sem nenhum custo extra a longo prazo.

Fonte: HYPENESS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: