Café Conilon teixeirense é reconhecido como melhor do Brasil

Conferido no final de 2020 ao cafeicultor Gustavo Sturm da Fazenda Bom Retiro, a premiação “Coffee Of The Year – 2020” traz destaque ao cultivo do café conilon em Teixeira de Freitas e para o Extremo Sul da Bahia. A região chega a produzir 40 sacas por hectare, segundo a CONAB, tendo como base a produção de 2019. 2020 ainda não foi contabilizado.

De peso internacional, o prêmio destaca o melhor café e produtores do Brasil em quatro categorias distintas, a Canéfora (Conilon), Arábica, Fermentação Induzida Canéfora (Conilon) e Fermentação Induzida Arábica. O café da Fazenda Bom Retiro foi tido como o melhor da categoria “Canéfora (conilon)”, com nota de 85,17 pontos.

“Estamos na cafeicultura há bastante tempo, e a cada ano estamos aprendendo um pouco mais. Estou muito feliz com esse resultado! Sempre gostamos de apresentar a evolução na qualidade dos ‘Canéforas’, e essa foi uma excelente maneira de mostrar ao público esses avanços. O Prêmio abre muitas oportunidades. Já está impactando de forma muito positiva”, comentou Gustavo Sturm.

Dedicado ao estudo e aprimoramento do café conilon, Gustavo Sturm é um dos idealizadores e promotores, junto a Prefeitura de Teixeira de Freitas / Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Prêmio Conilon de Qualidade que premia os melhores produtores da região, meio que tem utilizado para unir e incentivar produtores de café da região, a qualificar as suas lavouras de canéfora (conilon).

O prêmio conquistado por Gustavo serve de incentivo para que mais cafeicultores de Teixeira de Freitas e região invistam em melhorias de sua produção, visando oferecer cada dia mais aos consumidores um café de qualidade. Grande prova da importância de se manter o Prêmio Conilon de Qualidade, para que possamos em breve ter mais prêmios como o Coffee Of The Year em nossa região, compreende a Secretaria de Agricultura do Município que pretende dar continuidade ao concurso em 2021 na cidade.

Fonte: ASCOM/PMTF

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: