Brasil vai enfrentar a maior onda de frio do século

Modelos meteorológicos indicam que uma massa de ar polar de grandes proporções irá atingir o Brasil na semana que vem, com potencial para se tornar a maior onda de frio do país. Segundo a MetSul Meteorologia, esta massa é bem densa e com capacidade inclusive para atingir áreas do Norte do país.

Segundo os mapas da previsão, as áreas mais atingidas, e que poderão apresentar temperaturas abaixo dos 0ºC são todos os estados do Sul do Brasil, e o Sul do MS. A onda de frio também baterá recordes de temperaturas baixas em São Paulo, incluindo Sorocaba e São Roque, e parte do RJ, MG, Centro-oeste e estados do Norte, como Acre e Rondônia.

Entretanto, ainda não se sabe se o seu poder será mesmo esse, e essas previsões só serão concretizadas no final de semana, ou até mesmo na segunda-feira. Projeções do Climatempo indicam que esta onda de frio não será excepcional, mas que será bem intensa.

A princípio, essa nova onda permanecerá de quarta-feira (27) a sábado (31).  Vale lembrar que o Brasil recentemente saiu de uma massa de ar polar forte, que derrubou as temperaturas abaixo dos 10ºC nesta semana, e a previsão é de que o tempo comece a esquentar.

Onda de frio trará neve e geada

A geada dessa massa de ar polar pode ser também atípica, e com as baixas temperaturas, pode provocar um fenômeno letal para as plantas, chamada de geada negra, onde a precipitação pode matar várias plantas por congelamento.

Em relação à neve, como ainda não é possível ter uma certeza se essa onda de frio será histórica ou não, a tendência é que ela atinja as serras de RS e SC, mas caso se confirmem as tendências, elas podem atingir regiões que geralmente não nevam, como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, por exemplo.

Fonte: correiodointerior.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: